terça-feira, 31 de março de 2015

Incluindo Javascript no Documento HTML

Para incluir código javascript numa página HTML normalmente utiliza-se a tag <script> .

Ex: <script>
       alert ("Olá Mundo");
       </script>

Geralmente incluímos entre as tag <head> para ser carregado antes do documento dentro do corpo <body> HTML.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Oque é JavaScript, para que serve ,onde usar ?

O que é JavaScript

JavaScript é uma linguagem para criação de Home-Pages. Funções escritas em JavaScript podem ser embutidas dentro de seu documento HTML. Com JavaScript você tem muitas possibilidades para "incrementar" seu documento HTML com elementos interessantes. Por exemplo, você será capaz de responder facilmente a eventos iniciados pelo usuário. Alguns efeitos que são possíveis agora com JavaScript antes eram possíveis apenas com CGI. Assim você pode criar na verdade sofisticadas páginas com a ajuda do JavaScript. Existem atualmente, muitos exemplos sobre JavaScript na Internet.

sábado, 28 de março de 2015

Começando seu primeiro projeto HTML

Boa tarde pessoal, sei que geralmente muitas pessoas não gostam ou não publicam nada no final de semana. Mas claro que vou deixar mais uma dicas para vocês, com o nosso primeiro projeto em html.

Como disse no post anterior o HTML não passa de textos e precisamos de editor de textos para podermos trabalhar com ele, Ex: bloco de notas. 

Para escrever seu documento HTML, utilizados tag, cada uma delas representam alguma ação na hora de ver o resultado. 

sexta-feira, 27 de março de 2015

Introdução ao HTML

HTML é uma linguagem web, para escrever páginas na internet. Onde ela pode ser vista e testada no navegador, onde temos muitos conhecidos, (Chrome, Firefox, Safari, Internet Explorer, entre outros).

Com o HTML, podemos criar, tudo que imaginamos para nossa página, (textos, imagens, tabelas, áudio. vídeos. links, etc).

O HTML se criou a princípio com objetivos de divulgação. Porém, não se pensou que a web chegaria a ser uma área de ócio com caráter multimídia, de modo que, o HTML se criou sem dar respostas a todos os possíveis usos que lhe dariam posteriormente e ao todo coletivo de gente que o utilizariam no futuro. Entretanto, frente a este deficiente planejamento, com o tempo, foram se incorporando modificações, as quais são os padrões do HTML. Numerosos padrões já se apresentaram. O HTML 4.01 foi o último padrão feito até o mês de abril de 2004.

quinta-feira, 26 de março de 2015

As 3 formas de inserir CSS em uma página web

Para você que está começando o seu desenvolvimento web, lendo no tópico anterior expliquei sobre CSS (estilos), agora devemos saber como inserir eles dentro do nosso HTML.

1 - CSS diretamente nas tags HTML

Ex: <p style="color:#B000FF;">CSS dentro das tags HTML</p>

Essa forma seria a menos recomendada, pois deixamos o conteúdo HTML e CSS misturados. Aconselho usar em último caso ou para realizar testes.

2 - CSS dentro do Head de sua página

Ex: <head>
      <style type="text/css">
.texto {color:#B000FF;}
      </style>
      </head>

Essa forma utilizamos classes ou ids para dar estilo a nossa página, inserindo o CSS denro do Head de nossa página.

3 - CSS dentro do Head de sua página vindo de um arquivo externo <link>

Ex: <head>
        <link rel=”stylesheet” type=”text/css” href=”estilo.css” />
      </head>

Essa é a forma mais recomendada, pois o nosso CSS fica em um arquivo externo, caso queira fazer a manutenção, não precisamos utilizar o arquivo HTML.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida comente, até o próximo post.


quarta-feira, 25 de março de 2015

Por que devo usar CSS nas paginas do meu site?

Ao utilizar o CSS para apresentação de um documento da web, você pode reduzir substancialmente o tempo e trabalho gastos na composição de não apenas uma pagina, mas de um site inteiro.

Imagine que você tenha criado mais de trinta paginas para o site de um cliente, com tabelas, textos institucionais, descrições de produtos, fotos, formulários de contato e etc. Imagine que você definiu nessas páginas (uma a uma) todos os tipos de fonte, imagens de fundo, largura de colunas e etc. Então, de repente, seu cliente muda de idéia e diz que quer trocar a fonte “Verdana” pela “Arial”, ou prefere o azul no lugar do amarelo em certas aéreas.

Wordpress para quem está começando.

Boa tarde, sabemos que o Wordpress é uma plataforma simples, fácil e rápida, para que possamos criar, atualizar, ter nosso site, blog, loja virtual, entre outro. Para quem quer dar seus primeiros passos, no youtube tem o canal do site Iconectado, da onde eu aprendi e recomendo a todos.
Coloquei o vídeo, caso goste como eu, continue acompanhando e boa aula.